O Hacklaviva foi um espaço de emancipação tecnológica nascido em Fevereiro de 2009 no Porto.

O espírito continua vivo: Guifi.net; Transparência Hackday; Viva Filmes

Integração terminal desktop

Publicado: 9 de Dezembro de 2009 | Por: | Em: KODE | Comentários Desligados

Fiz uns hackings em alguns componentes do meu sistema Linux/Gnome, com o fim de tornar o terminal mais bem integrado no desktop.
(read this post in english here)

O que eu queria era muito simples, do ponto de vista do utilizador: Imaginem que executam por exemplo um comando “ls”, e ele escreve um monte de linhas. Porque não hão de poder abrir um desses ficheiros simplesmente clicando no nome no terminal?

Como funciona?

O vte é o widget emulador de terminal usado no Gnome. Eu modifiquei-o para tratar um novo tipo de sequência de escape, que permite a uma aplicação que corre dentro do terminal dar meta-informação a respeito de um pedaço de texto escrito no terminal.

O resto do trabalho foi feito no Terminator, que foi escolhido porque além de ser o meu preferido, está escrito em Python.

O comando “ls” foi modificado para produzir a meta-informação quando detecta que o terminal suporta essa funcionalidade. Isso acontece da mesma forma que o ls por exemplo faz um output colorido quando detecta que está a escrever num terminal que suporta cores.

A alteração do “ls” vou feita como demonstração. Outros comandos como o “find”, “du” e muitos outros podem também ser adaptados para usar a nova funcionalidade do libvte!!

Tudo feito de forma a interferir o menos possível na forma habitual de utilização do terminal. Para evitar comportamentos inesperados, todas as operações são lançadas apartir dos menus de contexto. Isso inclúi as operações de drag e drop:

Drag and drop no libvte! from Daniel Carvalho on Vimeo.

Mais informações:


Os comentários estão fechados.