O Hacklaviva foi um espaço de emancipação tecnológica nascido em Fevereiro de 2009 no Porto.

O espírito continua vivo: Guifi.net; Transparência Hackday; Viva Filmes

Cinema mudo

Publicado: 22 de Fevereiro de 2010 | Por: | Em: Novas | 1 Comentário

Numa reunião do Hacklaviva estavamos a pensar no que fazer com um projector semi-avariado que nos tinham oferecido: só funciona a preto e branco. Pensamos então que era apropriado para exibir filmes antigos!

Daí começamos a pensar num processo que, dado um filme normal e um ficheiro de legendas formato “srt”, gera um segundo filme que é a versão “cinema-mudo” do primeiro.

Nesta sábado no aniversário do HV estivemos ver o resultado da experiência. Podem ver aqui um extracto, feito apartir de um episódio de uma famosa série de ficção científica.

Untitled from Daniel Carvalho on Vimeo.

O processo que usamos funciona embora seja extremamente ineficiente! Usamos o programa “ffmpeg” para extrair os frames de um filme e no fim voltar a cria-lo, e o “convert” para gerar os frames das legendas, mais alguns programas feitos em python e algumas shell scripts.

Por exemplo, para criar um frame de legendas apartir da imagem da moldura e adicionando várias linhas de texto, usamos o comando:

convert moldura_base.png -font "Times-Roman" -weight 2 -pointsize 40 -fill white \
-draw "gravity North text 0,100 'primeira linha de texto' \
-draw "gravity North text 0,200 'segunda linha de texto' \
-blur 5 legenda.png

O código completo está em https://bitbucket.org/idnael/mudo/src/.


One Comment on “Cinema mudo”

  1. 1 Um ano depois, continuamos a sorrir disse que 00:08 em 24 de Fevereiro de 2010:

    [...] também os resultados de um brilhante hack que transforma qualquer vídeo numa peça de cinema mudo, reminiscente dos dias dos Lumière. E é [...]