O Hacklaviva foi um espaço de emancipação tecnológica nascido em Fevereiro de 2009 no Porto.

O espírito continua vivo: Guifi.net; Transparência Hackday; Viva Filmes

Um ano depois, continuamos a sorrir

Publicado: 24 de Fevereiro de 2010 | Por: | Em: Actividades | Comentários Desligados

No dia 20 de Fevereiro de 2009, quatro almas convergentes juntaram-se para iniciar uma série de conspirações e planos que se foram materializando numa comunidade diversa e colorida q.b. a que gostamos de chamar Hacklaviva.

Sábado passado, como combinado, juntámo-nos ali na Gesto para festejar o primeiro aniversário desta semente.

Importámos da Bélgica a ideia da print party, um formato congeminado pelos Open Source Publishing, que consiste em juntar os universos do código e da culinária, e que vem mostrar as afinidades que podemos encontrar entre o processo de dar ordens aos computadores e o de cozinhar. Fizemos fortune cookies e paginámos livritos que tratámos de partilhar com quem apareceu para festejar connosco.

Vimos também os resultados de um brilhante hack que transforma qualquer vídeo numa peça de cinema mudo, reminiscente dos dias dos Lumière. E é incrível como o Lost se torna em algo totalmente diferente depois de levar com este tratamento!

Finalmente, o Jorge ‘Casainho’ Pinto aceitou o nosso convite para vir também soprar as velas e mostrar o que tem andado a fazer. Desta feita, ele mostrou-nos como imprimir objectos: os materiais utilizados, dificuldades e pormenores na montagem das impressoras, onde encontrar as peças, e os resultados das suas experiências. Além disso, ele veio-nos dar a boa nova do site da comunidade portuguesa de impressão 3D.

Depois deste serão, já vamos pensando em como vai ser o segundo ano. Mas pra já, ainda estamos de ressaca da festa, mas com muitos sorrisos. Até já :o)


Os comentários estão fechados.