O Hacklaviva foi um espaço de emancipação tecnológica nascido em Fevereiro de 2009 no Porto.

O espírito continua vivo: Guifi.net; Transparência Hackday; Viva Filmes

É já amanhã também: Transparência HackDay Porto

Publicado: 18 de Junho de 2010 | Por: | Em: Uncategorized | 2 Comentários

Para continuar a tarde de sábado, o Hacklaviva volta-se para os universos do info-activismo e do jornalismo do cidadão. Vamos sentar-nos para falar do Transparência HackDay Porto — uma iniciativa para regularizar encontros entre activistas e coders, jornalistas e geeks, curiosos e curiosas, inspirada em eventos do género por parte dos nossos irmãos brasileiros.

Com a quantidade de bases de dados públicas já disponíveis (por exemplo a PorData), há imenso que podemos fazer. Desde os mashups até às infografias, o objectivo do Transparência HackDay é tornar mais visível a estrutura da sociedade em que vivemos, usando “o software livre ao serviço da cidadania”, como refere o site Transparência na AP, um dos melhores exemplos nacionais deste esforço.

O objectivo deste primeiro encontro é reunir pessoas interessadas neste esforço, trocar ideias sobre possíveis projectos, pensar colaborações e definir datas para termos hackdays regulares dedicados à transparência social.

[Imagem: Global Voices]


2 Comments on “É já amanhã também: Transparência HackDay Porto”

  1. 1 daniel disse que 20:07 em 18 de Junho de 2010:

    falta dizer a hora: 16h30 até 19h30!

  2. 2 Hackday Transparência | OsMeusApontamentos disse que 12:58 em 16 de Julho de 2010:

    [...] de uma primeira troca de ideias à cerca de um mês, amanhã 17-jul vai haver um primeiro encontro já com o objectivo de por a [...]